segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ESPIGA PINTO

ESPIGA PINTO está representado em várias colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, bem como nas colecções do Centro de Arte Moderna da Fundação C. Gulbenkian, no Museu do Chiado, no Museu do Desporto e no Museu da Água da Epal, em Lisboa. Tem recebido variados prémios, entre os quais destacamos o Prémio de Tapeçaria da Fundação C. Gulbenkian em 1967, o Prémio Bienal de São Paulo para cenários do Ballet Gulbenkian em 1973 e o Prémio de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa em 1987.
As intervenções dos artistas em espaços urbanos consagram a importância da arte inserida em jardins, praças e edifícios. Entre os anos 60 e 70, Espiga Pinto dedicou-se ao estudo e investigação desta matéria. Foi responsável em 1973 pelo projecto de pavimentação em pedra, para a Praça de Portugal e respectiva embaixada, em Brasília.
Desenhos ondulados e de estrutura geométrica preenchem um espaço de 600 x 400 m., revestido a calçada portuguesa, inserido no contexto arquitectónico de Oscar Niemeyer.

Sem comentários:

Enviar um comentário